A Oriella PR Network divulgou os resultados da pesquisa ‘Jornalismo Digital 2010 – Blogs, Apps e Paywalls. Como o mundo digital está transformando o modo como jornalistas e editores trabalham’ realizada com mais de 700 jornalistas de diversos países, para descobrir como as mídias digitais mudaram o processo de apuração e captação de notícias. Esta é a primeira vez que o Brasil participa do estudo. No país foram entrevistados 108 profissionais. A entidade é uma rede que agrega 15 agências de comunicação em 20 países.
No estudo do ano passado, o principal impacto sobre o jornalismo era, obviamente, a crise
economica. Muitos temiam pela sobrevivência de suas respectivas publicações e mais da
metade acreditava que eles esperavam uma perda de receitas de publicidade de mais de
10%. Este ano, as preocupações sobre a viabilidade dos "tradicionais" canais de mfdia
(impressos, radio ou televisao), tem se intensificado.
economica. Muitos temiam pela sobrevivência de suas respectivas publicações e mais da
metade acreditava que eles esperavam uma perda de receitas de publicidade de mais de
10%. Este ano, as preocupações sobre a viabilidade dos "tradicionais" canais de mfdia
(impressos, radio ou televisao), tem se intensificado.
Outra novidade da pesquisa é a expansão do mercado de trabalho nas mídias digitais. Ao contrário do se pensa, o advento das novas mídias não está dando sinais de fazer o trabalho do jornalista menos intenso. Quase metade dos entrevistados (46%) admitem que são cobrados para produção de mais conteúdo e quase um em cada três (30%) sentem que estão trabalhando mais horas.
Vale a pena conferir! Veja a pesquisa na íntegra aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário